A Anvisa interditou cinco fabricantes de alisantes de cabelo no estado de São Paulo após identificar irregularidades graves durante a operação “Alisamento Seguro”, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária estadual e municipal no mês de junho.
A fiscalização ocorreu em sete empresas localizadas em Dumont, Mairiporã, Piratininga, Santópolis do Aguapeí e Sumaré, com foco em empresas que estavam comercializando alisantes sem o devido registro na Anvisa. Esses produtos haviam sido apenas notificados, um procedimento mais simples e que não é permitido para alisantes, considerados cosméticos de maior risco.
Foram encontrados problemas como uso de matérias-primas vencidas, embalagens sem identificação, ausência de licença sanitária, locais em péssimo estado, falta de controle de qualidade e utilização irregular de ácido glioxílico, substância não autorizada como alisante. Em uma das empresas, 35 toneladas da substância foram recebidas sem rastreabilidade.
Como resultado, a Anvisa publicou as Resoluções RE 2.442 e 2.443, cancelando registros irregulares e determinando a suspensão de fabricação, venda, distribuição e uso dos produtos, além do recolhimento dos itens. A agência também retirou o efeito suspensivo de eventuais recursos administrativos para garantir a efetividade das medidas.
A Anvisa orienta consumidores a sempre verificar se os alisantes possuem registro no Brasil, uma vez que produtos irregulares podem causar queimaduras, queda de cabelo e danos à córnea. A lista de produtos autorizados está disponível no portal da Anvisa.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.
