O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), em São Luís, está com o estoque de leite materno em baixa e precisa urgentemente de novas doadoras. Atualmente, a unidade coleta em média 2 litros de leite por dia, quando o ideal seria 5 litros para atender plenamente os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal).
Segundo a coordenadora do banco de leite, Irenildes Costa, a situação preocupa, já que o leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês prematuros. “Caso não tenhamos mais doações, será necessário complementar a alimentação com fórmula láctea, que não é o ideal para esses bebês. O leite materno é considerado o padrão ouro da alimentação, e as doações são fundamentais para suprir essa demanda”, destacou.
O leite coletado passa por triagem, pasteurização e análise para garantir a segurança antes de ser ofertado aos recém-nascidos. Além das mães que amamentam, a população pode ajudar doando frascos de vidro (tipo nescafé), utilizados para o armazenamento do leite materno. Os potes passam por processo de lavagem e esterilização na própria unidade.
Como doar
O Banco de Leite funciona na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As mães interessadas em doar leite ou frascos podem entrar em contato pelo WhatsApp (98) 99213-6886 ou pelos telefones (98) 3245-3457/3245-2757 para agendar a visita de uma equipe, que oferece orientação sobre higienização, extração e armazenamento do leite.
A equipe não realiza a extração do leite materno, mas fornece frascos esterilizados e faz a coleta do leite diretamente na casa das doadoras, semanalmente.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.