Na manhã desta segunda-feira (10), a vereadora Thay Evangelista (União) tomou posse como a nova Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2025/2026. As vereadoras Concita Pinto (PSB) e Clara Gomes (PSD) foram nomeadas procuradoras adjuntas e vão atuar ao lado de Thay Evangelista na defesa e promoção dos direitos das mulheres.
A Procuradoria Especial da Mulher tem como objetivo zelar pelos direitos das mulheres, atuando na promoção de políticas públicas para a igualdade de gênero, no combate à violência e discriminação e no estímulo à participação feminina na política. O órgão também recebe e encaminha denúncias de violações de direitos, além de cooperar com outros organismos municipais, estaduais e nacionais.
Durante a cerimônia, Thay Evangelista destacou a importância do órgão e afirmou que seu trabalho será focado no acolhimento e na garantia de direitos. “Porque aqui, definitivamente, não é uma luta de eles contra elas, mas sim uma luta da sociedade, de homens e mulheres de bem, que entendem o papel fundamental que a mulher exerce na nossa sociedade”, afirmou a nova procuradora.
A nova gestão da Procuradoria da Mulher também anunciou a abertura oficial de uma ouvidoria, que funcionará como um canal de apoio para mulheres que tiverem seus direitos violados. A sede da Procuradoria fica na Câmara Municipal de São Luís, e as mulheres podem procurar o órgão para receber orientações e encaminhamentos.
“Minha orientação à equipe é acolher com empatia, sem julgamentos. Muitas mulheres deixam de compartilhar a violência que sofrem justamente por medo de serem julgadas. Aqui, elas serão ouvidas e acolhidas com respeito e cuidado”, garantiu Thay Evangelista.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.