MARANHÃO AVANÇA NA IMPLANTAÇÃO DE INTERNET DE ALTA VELOCIDADE COM FIBRA ÓPTICA SUBMARINA

O governador Carlos Brandão anunciou que o Maranhão está avançando na implantação de uma rede de internet de alta velocidade, que beneficiará o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e instituições de ensino e pesquisa em 26 cidades da Baixada Maranhense. O anúncio foi feito na última terça-feira (26), após uma reunião no Palácio dos Leões com representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do CLA.

A iniciativa, que tem investimentos de R$ 56 milhões, inclui a instalação de um cabo submarino de 17 km que ligará São Luís a Alcântara, além de redes ópticas terrestres. A proposta também prevê beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas na Baixada Maranhense, promovendo avanços nas áreas de ciência, tecnologia e educação.

“Esse projeto não apenas conectará o CLA a São Luís, mas também levará internet de qualidade a outras cidades da Baixada e parte da Grande Ilha. É um marco para a inovação e o desenvolvimento regional”, destacou o governador Carlos Brandão.

O projeto foi inicialmente anunciado em setembro pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a visita do presidente Lula a Alcântara. O diretor do CLA, coronel Clovis Martins, ressaltou que a nova conexão oferecerá velocidades de até 100 gigas para o CLA e outras localidades.

Além da rota fluvial entre São Luís e Alcântara, o plano inclui duas rotas terrestres: uma ligando São Luís a Fortaleza (CE) e outra interligando São Luís e Alcântara.

O gerente de Projetos Estratégicos da RNP, Oswaldo Alves, enfatizou a parceria com o Governo do Maranhão: “Essa infraestrutura beneficiará não apenas o CLA, mas toda a Baixada Maranhense, ampliando o alcance da ciência, tecnologia e educação na região