Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (17), os bancários do Banco do Brasil no Maranhão aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) proposto pela instituição, com exceção da cláusula 17, que tratava da possibilidade de demissão imotivada, rejeitada pela categoria.
Apesar de considerar a proposta rebaixada, os bancários decidiram retornar ao trabalho, acompanhando a decisão da maioria nacional, que também aprovou o acordo. O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) já comunicou o Banco do Brasil sobre o resultado da assembleia e solicitou uma reunião para assinatura do acordo.
Segundo decisão judicial favorável ao SEEB-MA, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) deve ser paga até esta quarta-feira (18), sob pena de multa diária.
O coordenador-geral do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim, criticou o movimento sindical majoritário pela falta de mobilização em temas cruciais como aumento salarial e condições de trabalho. Ele afirmou que, apesar do fim da greve, a luta continua e será retomada na próxima campanha salarial.
Com o fim da greve, os bancos voltarão a funcionar normalmente a partir de quarta-feira (18).