HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS; MAIS DE 100 KG DE DROGAS FORAM APREENDIDOS

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), conseguiu apreender na manhã desta segunda-feira (22), 102 kg de cocaína e crak no município de Porto Franco, à cerca  de  729 km de  São Luís. Durante a operação policial, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Segundo informações da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), após uma minuciosa investigação de mais de 30 dias, os policiais civis conseguiram lograr êxito em identificar e abordar o condutor do caminhão, que estava transportando soja do estado do Mato Grosso com destino a São Luís.

A droga estava escondida em um fundo falso sob uma carga de 36 toneladas de soja, que tinha como destino o Porto do Itaqui, em São Luís. Após o transbordo, afirma a Polícia Civil, os entorpecentes seriam encaminhados ao destinatário final também na capital. A apreensão é resultado de uma investigação minuciosa que durou cerca de um mês, iniciada após uma denúncia anônima.

Ainda de acordo com as informações, a equipe policial dando segmento nas investigações, conseguiu encontrar em um fundo falso, 56 kg de cocaína e 46 kg de crack que estavam em baixo da carga de soja.

Vale destacar que os entorpecentes apreendidos totalizam um prejuízo para o tráfico de aproximadamente R$ 4 milhões. Na operação, além dos entorpecentes, foi apreendida a carreta que realizava o transporte das drogas.

Prejuízos ao crime organizado

Com o quantitativo apreendido nesse domingo, a Senarc está próxima de superar a marca de entorpecentes apreendidos em 2023. “No ano passado, a gente conseguiu retirar de circulação 470 kg. Este ano, em pouco mais de seis meses, a gente já conseguiu apreender 435 kg. A gente teve uma crescente na apreensão de crack e cocaína”, disse o delegado Éderson Martins.

Neste ano, a Senarc também já efetuou a prisão de mais de 180 indivíduos por envolvimento com o narcotráfico, entre eles, importantes líderes de organizações criminosas, enfraquecendo, assim, a atuação dos grupos criminosos e a circulação de entorpecentes no Maranhão.