O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA, a partir de 1º de agosto.
Na carta, Trump cita o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, e acusa o Brasil de violar a liberdade de expressão de cidadãos americanos e de praticar uma relação comercial injusta.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo”, escreveu Trump, que classificou o processo como “caça às bruxas”.
O mandatário também criticou ordens judiciais emitidas pelo STF contra plataformas digitais dos EUA e afirmou que o Brasil possui “barreiras tarifárias e não tarifárias injustas” contra produtos norte-americanos.
A medida ocorre dias após Lula e Trump trocarem críticas em razão da realização da cúpula do Brics no Rio de Janeiro. A imposição da tarifa representa uma escalada de tensões e ameaça um fluxo comercial que movimenta cerca de US$ 80 bilhões por ano entre os dois países, atualmente superavitário para os EUA em US$ 200 milhões.
Trump também ameaçou retaliações adicionais caso o Brasil decida responder com aumento de tarifas e determinou uma investigação sobre o que classificou como “ataques do Brasil às atividades digitais de empresas americanas”.
Até o momento, o governo brasileiro não respondeu à carta.
*Com informações da Agência Brasil
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.