Pesquisa revela: 84% dos brasileiros têm saúde mental afetada por problemas financeiros

As contas em atraso e a pressão das dívidas deixaram de ser apenas uma questão econômica e se tornaram também um problema de saúde pública. Uma pesquisa da Serasa, em parceria com o Opinion Box, aponta que 84% dos brasileiros já tiveram sua saúde mental impactada por dificuldades financeiras.

O levantamento, divulgado em setembro de 2025, mês dedicado à campanha Setembro Amarelo, mostra que os impactos mais citados são no humor e estabilidade emocional (48%), autoestima (44%), energia e disposição (32%) e concentração em trabalho ou estudos (30%).

Entre os dados mais preocupantes, 70% já perderam o sono por causa de dívidas, 65% escondem suas dificuldades financeiras, e quase metade (49%) deixou de buscar tratamento psicológico por não conseguir pagar consultas ou terapias.

Segundo Patricia Camillo, especialista da Serasa em educação financeira, “quando quase metade dos brasileiros deixa de buscar ajuda psicológica por não conseguir pagar, fica evidente que a dificuldade financeira é hoje um dos maiores entraves para o bem-estar mental da população”.

A pesquisa também indica reflexos nas relações pessoais: 45% sentem culpa ao pedir dinheiro emprestado, 41% evitam conversas sobre o assunto, e 29% chegam a se isolar de amigos e familiares.

Apesar disso, há um dado positivo: 95% dos brasileiros reconhecem a saúde mental como tão importante quanto a física, sendo que 19% a consideram até mais relevante.

A sondagem ouviu 1.240 pessoas em todo o país, entre os dias 8 e 19 de agosto de 2025, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

📲 Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.