No Maranhão uma exposição dedicada a cantora Alcione, acontece no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que inaugurou a primeira exposição dedicada exclusivamente à vida e obra da cantora, uma das maiores vozes da música brasileira. Intitulada “Com Amor, Alcione!”, a mostra celebra os 50 anos de carreira da cantora maranhense que conquistou o Brasil e o mundo com seu talento inconfundível.
A exposição traz uma imersão completa no universo da artista, oferecendo ao público um contato direto com sua trajetória e influências culturais. São mais de 300 fotos do acervo pessoal da cantora, além de dez figurinos icônicos que marcaram diferentes momentos de sua história.
Uma artista revolucionária
Desde que deixou São Luís rumo ao Rio de Janeiro, Alcione construiu uma carreira brilhante, eternizando sucessos como “Não Deixe o Samba Morrer” e conquistando prêmios de prestígio, incluindo o Grammy Latino de Melhor Álbum. Sua voz potente e sua presença marcante tornaram-se referências na Música Popular Brasileira.
A exposição evidencia a influência da cantora na representação da mulher na música, trazendo à tona sua trajetória de empoderamento e resistência.
Interatividade e elementos maranhenses
Além do material histórico, o público também pode interagir com o legado da cantora por meio de uma jukebox exclusiva com toda a trilha sonora de Alcione e um karaokê onde os visitantes podem soltar a voz com seus clássicos. Elementos da cultura maranhense, como os mourões do Bumba Meu Boi em verde e rosa — cores da Estácio de Sá, escola de samba do coração da cantora — também fazem parte da ambientação.
Outro destaque é um altar inspirado na religiosidade de Alcione, mostrando a influência de sua fé em sua música e vida.
“Alcione tem um estilo único, resultado do diálogo entre as bases culturais maranhenses e todas as outras influências que adquiriu Brasil afora. Com essa exposição, o Instituto Cultural Vale celebra não só seu talento inigualável, mas também a diversidade das muitas culturas que formam a nossa cultura”, ressalta Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Uma oportunidade única para os fãs e admiradores da artista conhecerem de perto sua história e sua contribuição inestimável para a música brasileira.
Aberta ao público e com curadoria de Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim, a exposição vai até o dia 30 de agosto no Centro Cultural da Vale, no centro histórico de São Luís.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.