Terra acelera: dias mais curtos chegam a partir desta quarta-feira (9)

A Terra inicia, nesta quarta-feira (9), um período de rotação mais rápida, encurtando os dias em aproximadamente meio milissegundo. A informação foi divulgada pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) em conjunto com o Observatório Naval dos Estados Unidos.

Essa “pressa”, que se manifesta em dias específicos, não é um fenômeno incomum. Nosso planeta completa uma volta em torno do Sol, o equivalente a um dia, em 86.400 segundos. Contudo, diversos fatores podem influenciar essa duração, fazendo com que o globo diminua ou aumente esse tempo. Entre os elementos que afetam a rotação da Terra estão a posição da Lua em relação ao planeta e os complexos movimentos do núcleo terrestre, dos oceanos e da atmosfera.

Outros registros

Em 2020, o menor tempo de deslocamento (LDO) registrado pela Terra foi um adiantamento de 1,05 milissegundo. Desde então, o planeta tem ampliado essa diferença anualmente. Até o momento, o dia “mais rápido” de todos ocorreu em 5 de julho de 2024, quando a Terra se adiantou em 1,66 milissegundo.

Para os dias apontados como os mais rápidos de 2025 – 9 de julho, 22 de julho e 5 de agosto – a expectativa é que esse tempo seja semelhante ou até menor.

📲 Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.