O Maranhão contabiliza 68 crianças e adolescentes disponíveis para adoção neste mês de maio, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). A maioria é do sexo masculino (58,8%) e parda (76,5%). Um dado que se destaca é que cerca de 55% dos menores têm entre 10 e 16 anos — faixa etária que enfrenta mais dificuldade para encontrar uma nova família.
Visando transformar a realidade desses jovens que aguardam a oportunidade de construir um lar, uma ferramenta inovadora surge como aliada no processo de adoção: o aplicativo A.DOT. Desenvolvido para conectar pretendentes habilitados com crianças e adolescentes disponíveis no SNA, o aplicativo busca simplificar e humanizar a jornada de adoção.
A Plataforma
Por meio da plataforma A.DOT, os pretendentes à adoção podem conhecer melhor os perfis das crianças e adolescentes. O aplicativo oferece informações detalhadas e vídeos, o que favorece a criação de laços emocionais. Essa abordagem amplia as chances de adoção, permitindo que os futuros pais compreendam melhor as características e necessidades de cada criança ou adolescente.
Em abril de 2024, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), deu um passo importante para impulsionar a adoção no estado. O órgão firmou um termo de adesão para incluir as crianças e adolescentes maranhenses disponíveis para adoção na busca ativa também através do aplicativo A.DOT, uma iniciativa originalmente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A expectativa é que a ferramenta contribua significativamente para dar visibilidade a esses jovens e facilitar o encontro com famílias que desejam acolhê-los.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.