Uma jovem talento da escrita do interior do Maranhão brilhou na 54ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Ana Luiza Costa Silva, aluna do 1º ano da Associação Educacional Professora Noronha, localizada em Dom Pedro, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da competição promovida no Brasil pelos Correios. O feito ganha ainda mais destaque com a notícia de que a redação da estudante maranhense alcançou também o segundo lugar na etapa nacional do concurso.
Como forma de reconhecimento pela conquista, Ana Luiza, de apenas 15 anos, receberá um prêmio de R$ 8 mil. A organização do concurso também premiará a escola com R$ 8,5 mil. Além do incentivo financeiro, ambos receberão certificado e troféu, conforme previsto no regulamento do concurso.
Etapa estadual
Outros talentos maranhenses também foram reconhecidos na etapa estadual. Manuella de Holanda Araujo, aluna do 9º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros 2 de Julho, em Caxias, conquistou a segunda colocação. Já o terceiro lugar ficou com Kalel Almada Abas, estudante do 1º ano da Escola Crescimento Calhau, em São Luís.
Etapa nacional
Na acirrada etapa nacional, a primeira colocação ficou com Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju, em Sergipe. Ela será a representante do Brasil na fase internacional do concurso. A terceira colocação nacional foi de Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba, Piauí.
Nesta edição do concurso, os jovens enfrentaram o desafio de dar voz ao mar e escrever uma carta a alguém, explicando por que é importante protegê-lo e como fazer isso. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a oportunidade de expressar sua consciência ambiental através da escrita.
Sobre o concurso
O concurso, realizado no Brasil em três fases – escolar, estadual e nacional –, recebeu neste ano um total de 3.881 cartas de 1.918 escolas participantes em todo o país. No Maranhão, a participação registrou 68 cartas de 35 instituições de ensino.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é uma iniciativa dos Correios que visa incentivar a escrita entre os jovens e fortalecer o papel da estatal na promoção da educação e da responsabilidade social. O Brasil possui um histórico expressivo na competição internacional, ocupando o segundo lugar no ranking de países mais bem colocados, com três medalhas de ouro, duas de prata, duas de bronze e seis menções honrosas nos últimos 51 anos. Apenas a China supera o Brasil em número de ouros. A carta vencedora da edição de 2024 foi escrita por uma estudante do Quênia.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.