Avanço no combate ao HIV: São Luís chega a 94% de adesão ao tratamento

São Luís avança no combate ao HIV com 94% de adesão ao tratamento

O cenário do enfrentamento ao HIV/Aids no Maranhão vive um momento de transição importante, marcado pela ampliação do acesso à prevenção e pela alta eficácia do tratamento na capital. Com a chegada do “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à conscientização sobre a causa, os dados mais recentes revelam que o estado possui 27.218 pessoas vivendo com HIV/Aids. Destas, 19.107 (cerca de 77%) seguem rigorosamente o tratamento com antirretrovirais.

Entretanto, é em São Luís que os números ganham um destaque ainda mais positivo. A capital maranhense registra atualmente 8.172 pessoas em acompanhamento, com uma taxa de adesão ao tratamento de 94%. O índice reflete o impacto das políticas públicas de acolhimento e o compromisso dos pacientes em manter a carga viral indetectável — condição em que o vírus não é transmitido e a pessoa mantém uma vida saudável e produtiva.

Confira a entrevista na íntegra com os especialistas Renato Oliveira  (Coordenador Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de São Luís – MA)  e Andressa Pinheiro (Responsável Técnica de HIV/Aids da Coordenação Municipal de São Luís).

Primeiro episódio do Dr. Pan (Vídeo: reprodução/YouTube/Jovem Pan São Lúis)

PrEP e PEP

Além do tratamento para quem já possui o diagnóstico, a rede de saúde tem focado na prevenção combinada. No último ano, o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) — medicamento tomado antes da exposição ao risco — cresceu significativamente. Em São Luís, 1.456 pessoas fazem uso contínuo da estratégia, enquanto o estado registrou mais de 1.500 novos usuários em 2024.

“A PrEP, ela é para todas as pessoas a partir de 15 anos e que pesam acima de 35 quilos”, destacou a Responsável Técnica de HIV/Aids da Coordenação Municipal de São Luís, Andressa Pinheiro.

Para situações de emergência, como violência sexual ou falha no uso do preservativo, existe a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que deve ser iniciada em até 72 horas após o ocorrido.

“É importante que após o acidente ou exposição o paciente buscar por atendimento de profilaxia pós-exposição em até 72h após a exposição, em uma unidade mais próxima”, reforçou Renato Oliveira, Coordenador Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de São Luís – MA. 

Descentralização de cuidados

Um dos grandes trunfos da gestão municipal em São Luís foi a saída do atendimento dos grandes centros especializados para dentro dos bairros. Segundo a Superintendente de Educação e Saúde, Priscila Uchoa, a estratégia de descentralização permitiu que 10 unidades de saúde passassem a oferecer PrEP, PEP e acompanhamento completo, reduzindo barreiras geográficas e o estigma.

Atualmente, unidades como o Centro de Saúde São Francisco, Carlos Macieira, Janaína e a Clínica da Família Morada do Sol (confira lista completa abaixo) estão aptas a realizar testagem rápida, oferecer aconselhamento e entregar a medicação necessária, garantindo acolhimento e sigilo.

Desmistificando o HIV

Apesar dos avanços científicos, mitos ainda cercam a doença. Especialistas reforçam que:

  • HIV não é Aids: O HIV é o vírus; a Aids é o estágio avançado da doença quando não há tratamento. Hoje, com a medicação, é possível viver décadas com o vírus sem nunca desenvolver a Aids.
  • Indetectável = Intransmissível: Pessoas em tratamento regular, com carga viral indetectável há pelo menos seis meses, não transmitem o vírus por via sexual.
  • Sintomas: Na fase inicial, o HIV pode parecer uma gripe comum ou ser totalmente assintomático. Por isso, a testagem regular é a única forma segura de diagnóstico.

Onde buscar ajuda em São Luís

Se você busca prevenção, testagem ou tratamento, pode procurar os seguintes pontos de referência:

  • Centros de Referência: CTA Lira e CEM Fátima.
  • Unidades Descentralizadas: Centros de Saúde Salomão Fiquene, Janaína, Olímpica 1, São Francisco, Carlos Macieira, Amar, São Cristóvão e Clínica da Família Morada do Sol.

📲 Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.