A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) deflagra, nesta segunda-feira (1º), a Operação Comércio Seguro, uma iniciativa estratégica que visa reforçar o policiamento ostensivo nos polos comerciais do estado durante o período de maior movimentação de fim de ano.
O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, conduziu o ato de lançamento da operação às 8h, no Complexo Deodoro, no Centro de São Luís. O subcomandante da Polícia Militar, coronel Ribeiro, representando o comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, também participou da condução do evento.
As ações
As ações fazem parte das estratégias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Elas complementam o policiamento ostensivo já realizado em São Luís, na Grande Ilha e em todo o Maranhão. A principal meta é prevenir crimes patrimoniais, como roubos e furtos. A medida também busca coibir outras práticas delitivas que costumam aumentar com o crescimento das vendas nas festividades de Natal e Ano Novo. A operação contribui, ainda, para o fortalecimento da economia maranhense ao garantir mais segurança para consumidores, comerciantes e turistas.
Reforço
A Operação Comércio Seguro estenderá sua atuação até o dia 4 de janeiro de 2026. Durante esse período, a PMMA empregará 1.850 policiais e 580 viaturas adicionais. Esse efetivo será distribuído em patrulhamento a pé, motorizado e montado, ampliando significativamente a presença policial em áreas de grande fluxo de pessoas.
Na Grande Ilha, o reforço ocorrerá em pontos nevrálgicos do comércio, incluindo o Centro de São Luís, o maior polo comercial do estado. Bairros como João Paulo, Cohab, Cidade Operária, Cohatrac e o entorno de shoppings também receberão a atenção do policiamento, bem como os centros comerciais de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
No interior do estado, o efetivo será distribuído de forma estratégica, priorizando polos comerciais de grande movimentação. A PMMA direcionará suas ações para cidades como Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas, Bacabal, Açailândia, Santa Inês, Barra do Corda, Presidente Dutra, Barreirinhas, Chapadinha e Codó, entre outras.
A solenidade de lançamento da Operação Comércio Seguro também contou com a presença de autoridades militares maranhenses.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.
