Uma ação coordenada da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) resultou na prisão de um casal suspeito de liderar uma sofisticada associação criminosa especializada em fraudes bancárias. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, na cidade de Buriti Bravo, pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT).
As investigações conduzidas pelo DCCT/SEIC revelaram a modus operandi do grupo. Os suspeitos utilizavam documentos de terceiros para abrir contas bancárias e solicitar cartões de crédito. Em seguida, eles realizavam transações simuladas com estabelecimentos comerciais vinculados aos próprios investigados, gerando assim movimentações financeiras fraudulentas.
Entenda o caso
O esquema funcionava da seguinte forma: após o repasse dos valores simulados, as faturas dos cartões não eram quitadas, o que ocasionava prejuízos significativos às instituições financeiras e resultava no enriquecimento ilícito do casal e do grupo criminoso.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam aparelhos celulares, documentos e três veículos. Além das apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de valores que somam R$ 182.341,14. As medidas visam contribuir para o aprofundamento das investigações e o eventual ressarcimento das vítimas.
Operação
A operação não se limitou a Buriti Bravo. Além das prisões, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca domiciliar contra outros investigados por integrarem a associação criminosa, sendo dois mandados na cidade de Buriti Bravo e dois no estado de São Paulo.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.
