A Polícia Civil do Maranhão, em apoio à Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a terceira fase da Operação Código Seguro, com ações em diversos estados contra um grupo criminoso responsável pela obtenção e comercialização de dados sensíveis e ferramentas usadas em fraudes e outros crimes virtuais.
Sob coordenação da Polícia Civil de Mato Grosso, foram cumpridas 48 ordens judiciais nas cidades de São Paulo (SP), Francisco Alves (PR), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ), Jaraguá do Sul (SC), Lauro de Freitas e Apuarema (BA), Manaus (AM) e Coronel Murta (MG). No Maranhão, a operação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e na prisão preventiva de um homem na cidade de Riachão, efetuada por policiais civis da Delegacia Regional de Balsas.
As investigações, que tiveram início em 2023 após acessos indevidos a sistemas policiais com uso de credenciais vazadas, revelaram um esquema nacional voltado à comercialização de dados e ferramentas que facilitam fraudes pela internet. As duas fases anteriores da operação foram realizadas em julho e novembro de 2024.
De acordo com os investigadores, o material apreendido nas fases anteriores permitiu identificar um dos eixos de atuação do grupo: a manipulação de informações veiculares por meio da aquisição e uso de credenciais de acesso a sistemas governamentais restritos. Com isso, dados de chassis, motores e placas eram obtidos e adulterados para “esquentar” veículos furtados ou roubados, simulando regularidade documental e facilitando a reinserção desses veículos no mercado.
As investigações continuam e a polícia informa que novas medidas poderão ser adotadas conforme o andamento dos trabalhos e a movimentação judicial decorrente das prisões e apreensões realizadas nesta fase.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.