O Maranhão vive até este domingo (28) a sua maior manifestação de fé: o tradicional Festejo de São José de Ribamar, padroeiro do estado, realizado na cidade que leva o nome do santo, na Grande Ilha de São Luís.
No sábado (27), o governador Carlos Brandão participou da missa solene no Santuário de São José de Ribamar, destacando a importância do evento religioso e anunciando obras estruturais para o município. “Eu sou devoto de São José e a gente precisa acompanhar este festejo para fortalecer a fé. Recentemente, fizemos a revitalização do monumento ao santo, e já determinei a avaliação para recuperar o santuário”, afirmou o governador.
A programação, que começou no dia 10, encerra-se neste domingo com a tradicional Grande Romaria, que reúne milhares de fiéis, romeiros e turistas. Reconhecida em 2024 como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, a celebração carrega séculos de devoção.
O festejo tem raízes históricas que remontam ao século XVII, quando missionários chegaram à região já habitada por povos indígenas que veneravam imagens da Sagrada Família. O primeiro registro de romaria data de 1821. Hoje, o evento é um dos maiores atos de fé e integração cultural do estado.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.