Uma operação Polícia Federal (PF), foi deflagrada na manhã desta terça-feira (02), para identificar e prender suspeitos de envolvimento em crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, praticados sobretudo por meio da internet.
A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Joselândia, no interior do Maranhão. O foco das equipes da PF é a residência de um investigado por armazenar e disponibilizar na rede mundial de computadores imagens e vídeos com conteúdo de violência sexual infantil.
Combate
A Operação Conteúdo Proibido 18 dá sequência aos trabalhos permanentes da Polícia Federal no combate a este tipo de crime, reforçando o compromisso da corporação em proteger menores de idade contra a exploração sexual virtual.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, agentes da PF apreenderam equipamentos eletrônicos que seguiram imediatamente para perícia técnica. O objetivo principal é coletar vestígios digitais capazes de robustecer as investigações em curso.
Medidas
Caso a hipótese criminal seja confirmada, o investigado poderá responder pelos crimes de armazenar e disponibilizar cenas de violência sexual infantil, entre outros delitos. Tais crimes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preveem penas máximas que, somadas, podem superar dez anos de reclusão.
Alerta
A Polícia Federal também emitiu um alerta importante a pais e responsáveis. O órgão ressaltou a necessidade de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes. A corporação incentiva conversas abertas sobre os riscos do ambiente virtual e orienta como agir diante de contatos ou situações inadequadas. A PF reforça que a prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir o bem-estar e a segurança dos menores.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.
