O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou nesta quarta-feira, 22, a segunda fase da Operação Cela 03. A ação se concentra na desarticulação de um braço financeiro e operacional de uma facção criminosa.
O objetivo da operação é combater os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e, principalmente, “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores.
Investigações
As investigações conduzidas pelo Gaeco revelaram um esquema criminoso estruturado com abrangência interestadual, atuando intensamente entre o Maranhão e o Piauí, notadamente nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).
Esta segunda fase se iniciou a partir de evidências probatórias obtidas na primeira fase da Operação Cela 03, deflagrada em 12 de agosto de 2024. Naquela ocasião, as investigações desvendaram a existência de um braço da organização que operava com o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e uma rede estabilizada de comércio ilegal de veículos furtados ou roubados.
Desfecho
A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA) é responsável pelo processo, que está em segredo de justiça. Ela expediu 15 mandados de prisão preventiva. Também foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão.
A Operação Cela 03 tem caráter complexo e interestadual. Por isso, contou com a cooperação de diversas forças de segurança. Promotores de justiça e servidores dos Ministérios Públicos do Maranhão e do Piauí também participaram. No total, 180 agentes públicos atuaram na execução da operação.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.