Ação do Hospital Universitário reduz espera por cirurgias de escoliose no SUS

Ação do Hospital Universitário reduz espera por cirurgias de escoliose no SUS

Entre os dias 5 e 10 de outubro, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) realizou o III Mutirão de Cirurgias de Escoliose, em parceria com o Brazilian Spine Study Group (BSSG). A ação reuniu especialistas de várias partes do país para ampliar o acesso de pacientes ao tratamento da deformidade da coluna.

Ao todo, as equipes realizaram 25 procedimentos cirúrgicos em pacientes com idades entre 9 e 24 anos. A ação teve como principal objetivo reduzir a fila de espera do SUS e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela escoliose — uma deformidade da coluna vertebral que, quando não tratada em tempo hábil, pode causar sequelas irreversíveis em órgãos e sistemas, como o cardiorrespiratório e o neurológico.

Equipe

Doze médicos, entre cirurgiões de coluna e neurofisiologistas, vieram de diferentes hospitais universitários do país e participaram da ação. Eles atuaram em conjunto com a equipe multiprofissional do HU-UFMA e com especialistas em cirurgia de coluna da BSSG, que integram o projeto nacional “Mude a Curva”, iniciativa voltada ao atendimento gratuito de pacientes com escoliose grave.

“Todos são selecionados de acordo com a fila de espera do SUS e o nível de gravidade, principalmente crianças em fase de desenvolvimento, que correm o risco de agravamento da deformidade. O mutirão representa uma oportunidade de unir solidariedade e conhecimento científico em prol da saúde e da dignidade desses jovens”, afirmou o chefe do Serviço de Ortopedia do HU-UFMA, Sebastião Vieira.

Sobre o mutirão

A programação do mutirão incluiu discussão clínica de casos, acompanhamento das cirurgias em tempo real, atividades teórico-práticas de capacitação e seguimento pós-operatório imediato. Tais atividades promoveram o intercâmbio de conhecimento e a disseminação de boas práticas entre os participantes.

“Vir aqui foi uma grata surpresa. O hospital tem uma estrutura excelente e uma equipe extremamente comprometida. O mutirão é uma oportunidade valiosa para acompanharmos de perto cirurgias complexas e trocarmos experiências que fortalecem a prática médica e o aprendizado conjunto”, destacou o neurocirurgião e cirurgião de coluna Paulo Rogério Cortês, do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói (RJ).

A iniciativa contou ainda com o apoio da empresa Medtronic, que doou equipamentos de alta tecnologia voltados a cirurgias de coluna, além de parafusos e fios de sutura. Esta foi a sexta participação da empresa no mutirão.

Histórico

O HU-UFMA já sediou duas edições anteriores da iniciativa. Em 2021, a equipe realizou 28 cirurgias em pacientes de 9 a 24 anos. Já em 2023, o II Mutirão resultou em 12 cirurgias em apenas três dias.

📲 Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.