O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão recebe, oficialmente, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cerimônia acontece nesta quinta-feira (14), em São Luís, com uma programação aberta ao público que celebra a importância da manifestação cultural.
O evento é uma realização conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo do Maranhão. A solenidade, marcada para a Capela de São Pedro, no bairro Madre Deus, conta com a presença de autoridades como o presidente do Iphan, Leandro Grass, a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, além de grupos tradicionais de bumba meu boi.
Programação
A programação especial começa na Casa das Minas com a apresentação da Cia Encantar. Em seguida, um grande cortejo de grupos de bumba meu boi percorre a Rua São Pantaleão em direção à Capela de São Pedro. Participam do desfile grupos como Encanto da Ilha, Maioba, Maracanã, Axixá e Tamarineiro.
Às 16h, autoridades concedem uma entrevista coletiva no Ceprama. A celebração continua na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica, seguida pela entrega da certificação oficial e um show de encerramento com o cantor Betto Pereira.
Importância
O título, concedido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em dezembro de 2019, reconhece a relevância e a diversidade do bumba meu boi, que se destaca pela variedade de estilos e grupos no estado. Ele se junta a outras manifestações culturais brasileiras já reconhecidas pela Unesco, como o Frevo e o Samba de Roda.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.