As forças de segurança do Maranhão encerraram a primeira etapa da “Operação Nordeste Integrado” e prenderam 54 pessoas, além de apreender três adolescentes, em apenas dois dias de ação. A operação, que reuniu um efetivo de mais de 300 policiais civis e militares, além de agentes de inteligência e integrantes da Força Estadual e do Centro Tático Aéreo (CTA), teve como foco as regiões de fronteira do estado com o Piauí.
A ação mirou municípios estratégicos como Caxias e Timon, que fazem divisa com Teresina. Também incluiu Araioses e Tutóia, vizinhos de Parnaíba. Barão de Grajaú e São João dos Patos, por sua vez, fazem fronteira com Floriano. O objetivo foi combater crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas, homicídios e outros crimes violentos.
Apreensões e prisões
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de 11 armas, sendo 10 de fogo, e mais de 200 munições. Os policiais também apreenderam cerca de 12 kg de entorpecentes, incluindo maconha, cocaína e crack, além de recuperar veículos roubados e apreender dinheiro em espécie.

Do total de capturados, as equipes prenderam 36 por meio de mandados judiciais e pegaram 18 em flagrante. Elas também apreenderam três adolescentes por ato infracional análogo ao crime de associação criminosa. As equipes também cumpriram 28 mandados de busca em endereços de pessoas investigadas.
As prisões mais notáveis da sexta-feira (8) incluem um homem investigado por estupro de vulnerável em Caxias e três suspeitos em Tutóia, entre eles um comerciante acusado de abusar sexualmente de pelo menos duas crianças. Em Timon, foram presas uma mulher apontada como braço financeiro de uma facção criminosa e um homem identificado como liderança do grupo. Na mesma cidade, três adolescentes suspeitos de ligação com facções foram apreendidos.
Mobilização
As equipes da Polícia Militar seguem com as barreiras ativas e já abordaram mais de 1.100 veículos em pontos estratégicos como Timon, Paulino Neves (MA-315), Tutóia (MA-034), Araioses e Caxias.

A Operação Nordeste Integrado não se limitou ao Maranhão. Coordenada pelo Conselho de Secretários de Segurança Pública do Nordeste, ela reuniu forças de segurança de oito estados da região: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. A mobilização total contou com 6 mil policiais e o objetivo de cumprir 510 mandados judiciais em todo o Nordeste.
Baixe o app da Jovem São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.