O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (30) um reajuste salarial de até 20% para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA). O aumento será concedido em duas etapas: a primeira em julho e a segunda em dezembro de 2025.
Com o reajuste, o Maranhão avança no ranking nacional de remuneração, passando da 17ª para a 11ª posição, e assume o 3º lugar no ranking do Nordeste. Especificamente para o subsídio de soldado, o Maranhão terá o 3º maior do Brasil e o 1º do Nordeste, reforçando a política de valorização das forças de segurança.
De acordo com o governador, o impacto na folha de pagamento estadual será de mais de R$ 36 milhões por mês e R$ 483 milhões ao ano. “Destaco que já foi implantado 5,1% em 2024, em duas parcelas. A proposta será enviada amanhã (1º/7) à Assembleia Legislativa. Este é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou Brandão.
Ganho real acima da inflação
Considerando o subsídio de 2022, o reajuste acumulado chega a 26,07%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre janeiro de 2023 e maio de 2025 foi de 12,69%, representando um ganho real de 13,38% para os servidores militares.
A medida impacta positivamente todo o quadro de praças (soldado a subtenente), que passa a ocupar, na média, a 6ª posição no país e a 2ª no Nordeste, enquanto os oficiais (aspirante a coronel) passam a ocupar a 13ª posição nacional e a 3ª no Nordeste.
Valorização permanente
Além do reajuste, o governo também está autorizando promoções requeridas dentro das corporações, como parte da política de valorização dos profissionais da segurança pública. Desde 2022, foram promovidos 3.010 policiais militares e 475 bombeiros militares.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, ressaltou que o reajuste reforça o compromisso do governo com a categoria. “A medida garante melhores condições de vida aos agentes e suas famílias e fará com que atuem com ainda mais disposição e dedicação em favor da sociedade maranhense”, afirmou.
Desde o início da gestão, o governo tem investido em melhorias na segurança, incluindo a entrega de cerca de 740 viaturas, sendo 500 delas entre abril de 2023 e este ano, fortalecendo o policiamento ostensivo e a presença das forças de segurança em todo o Maranhão.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.