A Polícia Civil do Maranhão prendeu seis pessoas em flagrante durante a “Operação Boreal”, realizada entre os dias 19 e 22 de maio para combater o furto de energia elétrica. A ação, coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), ocorreu nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Grajaú e São Pedro da Água Branca, e incluiu dez inspeções técnicas em unidades consumidoras suspeitas.
O Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) coordenou a operação. A Perícia Oficial do Estado e equipes técnicas da Equatorial Maranhão deram apoio crucial. Alinhada com outras iniciativas da Polícia Civil, a “Operação Boreal” visou identificar e reprimir intervenções ilegais em medidores de energia e desvios da rede elétrica.
Furto de Energia
A concessionária responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado direcionou as inspeções com base em análises de campo rotineiras. As autoridades conduziram à Justiça os indivíduos flagrados cometendo irregularidades, que agora responderão criminalmente pelo crime de furto de energia, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
A Polícia Civil ressalta que o furto de energia vai além de uma simples infração penal, representando um perigo concreto para toda a comunidade. As fraudes elétricas provocam sobrecarga na rede, o que pode levar à interrupção do fornecimento de energia para serviços essenciais, como hospitais e escolas, impactando diretamente a vida da população. Além disso, essa prática criminosa eleva significativamente o risco de acidentes graves, incluindo incêndios e explosões, colocando em risco vidas e a integridade de imóveis.
Combate ao crime
A polícia e a companhia energética reforçam a importância da colaboração da população para o combate ao furto de energia. A população pode denunciar casos suspeitos de forma anônima diretamente à Polícia Civil, pelo número 116 (ligação gratuita). Também é possível registrar a denúncia pelos canais de atendimento da empresa, no site equatorialenergia.com.br.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.