A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal abre a consulta ao primeiro e maior lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Cerca de 6,3 milhões de contribuintes poderão verificar se estão entre os beneficiados nesta etapa, que totaliza R$ 11 bilhões em pagamentos, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
O Fisco destinará todo esse valor aos contribuintes com prioridade legal para receber o reembolso. A maior parte, 2.375.076 contribuintes, usou a declaração pré-preenchida e optou por receber a restituição via Pix.
Contemplados
Outros grupos prioritários neste primeiro lote incluem 2.346.445 contribuintes entre 60 e 79 anos, 1.096.168 professores, 240.081 pessoas com mais de 80 anos e 199.338 com deficiência física, mental ou doença grave.
Uma novidade este ano é a prioridade para quem usou a declaração pré-preenchida e indicou o Pix para receber a restituição. Essa prioridade vale mesmo para quem não se enquadra nos critérios legais tradicionais.
A consulta à lista de beneficiados estará disponível na página oficial da Receita Federal na internet. O contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar a Restituição”. O contribuinte pode consultar pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento da restituição será efetuado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não encontre seu nome na lista deste primeiro lote, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Havendo alguma pendência identificada, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação nos próximos lotes da malha fina.
Se o depósito da restituição não for feito na conta indicada, por conta desativada ou outro motivo, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por um ano.
Durante esse período, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta de sua titularidade pelo Portal BB. Também pode ligar para a Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate a restituição em até um ano, deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC. Para isso, deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.