A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) está intensificando a fiscalização sanitária em todo o estado após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul e a investigação de outro no Tocantins, município de Aguiarnópolis — que faz divisa com Estreito, no Maranhão.
A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Kamilla Vidigal, afirmou que o Maranhão não possui registros da doença, mas que ações preventivas estão em curso para garantir a sanidade da produção avícola. “Estamos atentos e reforçando medidas que já fazem parte da nossa rotina, como a inspeção de aves, coleta de material biológico e fiscalização em propriedades de subsistência”, declarou.
Além do monitoramento, a Aged alerta a população para que evite contato com aves doentes ou mortas, sejam domésticas ou silvestres, e reforce as medidas de prevenção. Em caso de suspeita, o cidadão pode entrar em contato pelos escritórios regionais, pelo site (https://aged.ma.gov.br – menu e-Sisbravet) ou pela Ouvidoria no telefone (98) 99132-0441.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o caso suspeito no Tocantins envolve a detecção do vírus Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de uma cepa altamente patogênica, segundo análises preliminares.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.