Os dois mil jovens maranhenses selecionados pelo Programa Trabalho Jovem têm até esta sexta-feira (16) para validar a inscrição e garantir a vaga de estágio em órgãos públicos. A etapa é obrigatória e decisiva para a continuidade no processo.
Este procedimento é indispensável não apenas para confirmar as informações fornecidas no momento do cadastro, mas também para assegurar que o jovem realmente tem interesse em ocupar a vaga conquistada.
Importante
A validação é feita de forma online, através do site oficial do Trabalho Jovem: https://trabalhojovem.ma.gov.br/. Ao acessar a página, o estudante deve localizar o banner da etapa de validação e clicar no link exibido para confirmar seus dados. Para acessar o sistema, é necessário utilizar o mesmo endereço de e-mail informado durante a inscrição. A organização do programa também reforça a importância de verificar se o número do CPF cadastrado está correto.
“Alertamos que o jovem precisa, obrigatoriamente, fazer a validação para poder assumir a vaga. Esse é um procedimento previsto no edital do Programa e funciona como a confirmação de que aquele jovem realmente deseja realizar o estágio”, destaca o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão Júnior Marreca.
Ao concluir o processo de validação, o estudante receberá uma mensagem de e-mail confirmando a ação. Após esta etapa, os responsáveis pelo programa enviarão a convocação para a vaga de estágio por e-mail. Por isso, os jovens devem acompanhar com atenção suas caixas de entrada.
Vagas
A equipe do Programa Trabalho Jovem realizou o sorteio que definiu os ocupantes das primeiras 2.000 vagas no dia 12 de abril. A lista completa dos jovens sorteados permanece disponível para consulta no site oficial do programa.
Neste ano, o Trabalho Jovem oferece um total de 6.000 oportunidades de estágio para jovens com idade entre 17 e 25 anos, que estejam cursando o Ensino Médio, Ensino Superior, curso técnico ou educação especial. Os estagiários selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 600.
Esta primeira fase contemplou 2.000 vagas para atuação em órgãos públicos de 114 municípios maranhenses. As empresas privadas oferecerão as 4.000 vagas restantes para estágios. Nesta segunda etapa, as equipes do programa selecionarão os candidatos por meio de análise curricular. O processo levará em conta a demanda das empresas participantes do Programa Trabalho Jovem. Os jovens que não foram sorteados na primeira fase ainda podem ingressar no mercado de trabalho aproveitando essa iniciativa do governo estadual.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.