Durante a última etapa da Operação Rolezinho, realizada nesta terça-feira (6) em São Luís, a Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento ao mandado de prisão provisória contra Kauã Santos de Sousa, conhecido como Chefinho do Grau. A ação teve como foco o combate à poluição sonora, supressão de placas veiculares e outras infrações que comprometem o trânsito e a ordem pública.
A Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial da capital, conduziram a investigação que resultou na prisão. Segundo as apurações, Chefinho do Grau usava redes sociais, principalmente o Instagram, para divulgar e incentivar práticas ilegais, como manobras perigosas com motocicletas (os chamados “graus”), passeios clandestinos (rolezinhos), disputas automobilísticas não autorizadas, e promoção de apostas ilegais.
Redes sociais
O perfil principal do investigado contava com cerca de 24.300 seguidores. A análise do conteúdo publicado revelou indícios de crimes como direção perigosa, associação criminosa, apologia ao crime, perturbação da ordem pública, entre outros.
O delegado Rafael Almeida Pereira, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, e o promotor de Justiça Cláudio Guimarães assinaram a representação para prisão. A Justiça autorizou a prisão por cinco dias. Também permitiu a busca e apreensão de veículos, eletrônicos e documentos. Além disso, determinou a exclusão das contas do investigado nas redes sociais.
Foi solicitado à empresa Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, que remova os perfis ligados ao suspeito no prazo de 24 horas. Em caso de descumprimento da ordem, está prevista multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 400 mil.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.