Um cenário alarmante de superlotação e relatos de negligência médica revisitam o Hospital da Criança em São Luís, gerando indignação entre os usuários do sistema de saúde pública. A denúncia partiu de um pai que, em busca de atendimento para sua filha, deparou-se com uma situação de descaso na unidade hospitalar.
Segundo o relato do homem, que preferiu não se identificar, a superlotação é evidente, com diversas crianças desmaiando em meio à longa espera por atendimento. A situação se agrava com a séria acusação de negligência por parte de alguns profissionais de saúde. Segundo o denunciante, médicos que chegam ao hospital durante a madrugada supostamente se recolhem para dormir. Enquanto isso, inúmeras mães e seus filhos enfrentam horas de angústia, à espera de assistência médica.
Denúncia
Confira o vídeo enviado à nossa produção. As imagens foram desfocadas, para manter a integridade das crianças de acordo com a Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescente(ECA).
Ver essa foto no Instagram
Vídeo enviado por um pai que preferiu não revelar sua identidade (Vídeo: reprodução/Instagram/@jovempansaoluis)
A experiência do denunciante ilustra a gravidade da situação. Ele conta que levou sua filha para o Hospital da Criança às 2h da madrugada, buscando alívio para o sofrimento da criança. Apesar disso, após as 7h da manhã, diante da ausência total de atendimento, ele se viu obrigado a desistir de buscar ajuda.
Diante desse quadro preocupante, o pai clama por um posicionamento urgente das autoridades competentes. Ele cobra medidas efetivas para solucionar a superlotação e garantir um atendimento digno e humanizado às crianças que usam os serviços de saúde pública na capital maranhense.
A denúncia levanta um debate crucial sobre a qualidade e a eficiência do sistema de saúde infantil em São Luís. O caso exige respostas e ações concretas dos órgãos responsáveis.
Nota
Procurada pela produção da Rádio Jovem Pan São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) emitiu uma nota sobre a denúncia:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o Hospital da Criança tem registrado aumento expressivo na demanda, reflexo do período sazonal, com maior incidência de doenças respiratórias e infecciosas. Como unidade de média e alta complexidade, os atendimentos seguem o Protocolo de Manchester, que organiza os casos conforme a gravidade, priorizando os mais urgentes.
Para enfrentar o atual cenário, estão sendo adotadas estratégias com base no programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. Entre as ações, destacam-se:
* Ampliação da equipe médica na emergência;
* Revisão dos fluxos internos para otimizar exames, diagnósticos e altas;
* Ampliação de leitos.
Mesmo com uma média de 420 atendimentos diários, a Semus reforça seu compromisso em garantir uma assistência qualificada, segura e humanizada a todas as crianças”, finalizou.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.