Na última quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carga Segura em São Luís, além de outras cidades do Maranhão e do Piauí. A ação tem como objetivo investigar uma organização criminosa especializada em roubos de caminhões que transportavam encomendas dos Correios. O grupo também é suspeito de vender os produtos roubados, especialmente aparelhos celulares.
O assalto à mão armada que deu origem à investigação ocorreu na BR-316, no trecho entre Caxias, Codó e Timon, no Maranhão. A ação criminosa contou com a participação de pelo menos cinco indivíduos, que interceptaram o veículo de carga e o despojaram de sua mercadoria.
Investigações
No decorrer da manhã, a Polícia Federal (PF) cumpriu um total de quatro mandados de busca e apreensão, distribuídos entre as cidades de Teresina, no Piauí, e Caxias, no Maranhão. Policiais federais prenderam, em Caxias, um dos suspeitos de integrar a quadrilha, ao cumprirem um mandado de prisão preventiva.
A investigação conduzida pela PF conseguiu identificar diversos membros do grupo criminoso que participou ativamente do roubo. Os investigadores descobriram que a quadrilha comercializou os celulares roubados dos Correios com terceiros, e alguns lojistas em Caxias (MA) e Teresina (PI) chegaram a expô-los para venda.
A operação
A Operação Carga Segura mobilizou policiais federais dos estados do Piauí e do Maranhão, demonstrando a integração das forças de segurança no combate ao crime interestadual. Os investigadores apuram a prática de diversos crimes, entre eles associação criminosa armada, roubo cometido por várias pessoas com uso de arma de fogo, peculato — devido ao possível envolvimento de um servidor público — e receptação qualificada.
A ação da Polícia Federal informou que segue com as investigações com o objetivo de identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.