O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a mineradora Vale, inaugura o “Vagão da Conciliação” nos dias 14 e 15 de abril, durante a viagem do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás. A iniciativa, inédita no Brasil, leva serviços de conciliação aos passageiros nos trajetos São Luís-Açailândia e Açailândia-São Luís.
O projeto, coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJMA), visa facilitar o acesso à Justiça e promover a cultura da paz. Passageiros poderão resolver questões como divórcio, pensão alimentícia e renegociação de dívidas, diretamente no vagão adaptado para o serviço.
Confira a entrevista que foi ar na edição do Pan news:
O desembargador Nilo Ribeiro Filho, presidente do NUPEMEC, destaca a inovação da ação: “Não temos conhecimento de outro projeto semelhante sobre trilhos no Brasil. É fundamental adaptar nossos serviços à dinâmica da vida das pessoas”.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ressalta o compromisso do Judiciário com a cidadania:
“A justiça não para. Com esse serviço, alcançaremos os usuários do trem e divulgaremos nossas ações”, pontuou o juiz.
João Júnior, diretor de operações da Estrada de Ferro Carajás da Vale, responsável pela concessão do espaço, celebrou a parceria e afirmou que trazer esse serviço do TJMA ao vagão social da empresa agrega valor à viagem.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.