Maranhão investe na modernização de aeroportos regionais

Na última segunda-feira (24), foi assinada a ordem de serviço para a execução de obras em dez aeroportos do estado. A iniciativa representa um investimento estratégico que visa aprimorar a mobilidade e fortalecer a economia local.

A primeira fase do projeto contemplará os aeródromos das cidades de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas. A iniciativa visa fortalecer a integração estadual e impulsionar os setores do agronegócio e do turismo, considerados pilares importantes para a economia local.

Parcerias

Por determinação do governador Carlos Brandão, as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e de Infraestrutura (Sinfra), em colaboração com as prefeituras dos municípios envolvidos, realizaram estudos de viabilidade para garantir a ampliação e melhoria da infraestrutura dos aeródromos.

O projeto de revitalização aeroportuária, segue as diretrizes estabelecidas para a regularização do Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Melhorias

As obras e melhorias previstas abrangem a recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem, a nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves, a implantação de balizamento noturno para aviação regional, a recuperação dos acessos aos aeródromos e das cercas patrimoniais/operacionais, além de melhorias nos terminais de passageiros. Essas ações fazem parte de um programa contínuo de manutenção que visa garantir a modernização e a segurança da infraestrutura aeroportuária do estado.

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.