Marina Silva participa de conferência climática no Maranhão

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Maranhão reúne, nos dias 13 e 14 de março, representantes da sociedade civil, governos e setores privados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento debate e elege 20 propostas prioritárias para enfrentar os efeitos da mudança climática. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, participou da abertura.

As conferências intermunicipais engajam mais de 1500 pessoas em nove cidades, elegendo 270 delegados intermunicipais. A etapa estadual elege 40 delegados para representar o Maranhão na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5CNMA), em Brasília. Os delegados maranhenses apresentaram 20 propostas para o debate nacional sobre o clima.

O evento

A ministra Marina Silva destaca o perfil democrático e participativo das conferências. 

“As conferências de meio ambiente surgiram em 2003, quando eu fui ministra pela primeira vez no governo do presidente Lula. Temos sempre a participação da sociedade civil e dos diferentes setores, empresários, trabalhadores, mulheres, juventudes, povos e comunidades tradicionais, porque a conferência é um espaço para que a sociedade nos ajude na formulação das políticas públicas”, destacou Marina Silva.

A ministra ainda ressaltou a relevância da temática do clima na agenda pública global, especialmente para o Brasil, que sediará a COP30 em Belém. “Nós já estamos vivendo sobre os efeitos da mudança climática, com eventos climáticos extremos, com secas, ondas de calor, chuvas torrenciais, furacões, tornados, incêndios no mundo inteiro e nós precisamos dar uma resposta a altura para proteger a continuidade da vida na terra”, diz a ministra.

Edições

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente conta com delegados eleitos nas etapas municipais, delegados natos, representantes da sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, agricultores, entre outros.

Para Marina Silva, as conferências representam uma importante estratégia de inclusão da temática ambiental no debate público. A ministra citou o interesse do Governo Federal em apoiar ações de desenvolvimento sustentável em todos os biomas brasileiros em todos os setores.

A  Conferência Estadual está organizada em 5 eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; Governança e Educação Ambiental.

A Feira do Meio Ambiente, com serviços e exposições de empresas e entidades, como a Emap e Porto do Itaqui, também é destaque do evento. A feira conta com estandes da Uema, Coletivo Criar, Equatorial, Compensei, JC Ambiental, Inmeq-MA e Sema, que apresenta projetos ambientais em execução.

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.