A primeira noite do Circuito Vem Pro Mar, promovido pelo Governo do Maranhão, reuniu milhares de foliões na Avenida Litorânea em um espetáculo de música, alegria e criatividade. No entanto, além da festa, o evento também se destacou pelo forte compromisso social, garantindo mais segurança e cuidados essenciais para os participantes.
Entre os destaques, estavam ações voltadas à saúde e à proteção da mulher, reforçando a preocupação com o bem-estar dos brincantes.
Estrutura de saúde reforçada para atendimento emergencial
Para oferecer suporte médico imediato, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou dois hospitais de campanha estrategicamente posicionados ao longo do circuito. Com capacidade para atender até 220 pessoas por noite, as unidades contam com leitos de estabilização equipados com desfibriladores e monitores, além de uma equipe de aproximadamente 80 profissionais por plantão, incluindo médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. Além disso, duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra avançado, permaneceram de prontidão para casos mais graves.
A coordenadora do Posto 2, Etheana Trajano, destacou a importância dessa estrutura para garantir um Carnaval seguro.
“As unidades foram posicionadas de forma estratégica, com rotas de fuga acessíveis para facilitar o transporte de pacientes de casos mais graves. Isso garante que os brincantes possam curtir a festa com segurança, sabendo que há atendimento de qualidade disponível, caso necessitem”, explicou Ethana.
Segurança feminina e inovação no Carnaval
Em uma ação inovadora, a Casa da Mulher Brasileira, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), distribuiu o acessório Meu Pipi, feito de papel reciclado, que permite que mulheres urinem com mais praticidade e higiene durante a folia.
A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, reforçou que a ação faz parte de um conjunto de medidas para aumentar a segurança feminina no circuito.
“Nosso objetivo é combater a violência contra a mulher, como importunação sexual, estupros e feminicídios. Por isso, realizamos ações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria da Mulher. Além disso, distribuímos protetores de copos para evitar casos de ‘Boa Noite Cinderela’ e incentivamos o uso do aplicativo Salve Maria Maranhão, que permite acionar a polícia rapidamente”, finalizou a diretora Susan.
Prevenção e cuidados para um Carnaval mais seguro
Além das iniciativas de saúde e segurança feminina, a organização do Circuito Vem Pro Mar distribuiu preservativos gratuitamente, reforçando a importância da prevenção durante o período festivo.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.