Reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis e inovação no setor portuário, o Porto do Itaqui integrou uma missão internacional voltada à transição energética e descarbonização. Realizada entre os dias 17 e 27 de fevereiro, uma agenda incluiu visitas técnicas e encontros na Bélgica, Holanda e Espanha, reunindo especialistas e gestores do setor portuário brasileiro e estrangeiro.
Na Bélgica, a comitiva esteve no Porto de Antuérpia, onde acompanhou apresentações sobre combustíveis multifuncionais, tecnologias emergentes para redução de emissões e projetos climáticos. Também visitou centros de inovação como o Blue Chem, especializado em química sustentável, e o The Beacon, que abrigou startups focadas em digitalização e descarbonização.
O grupo avançou para a Holanda, onde participou de reuniões no Porto de Roterdã, o maior da Europa. Durante o painel de cases brasileiros, o Time do Itaqui apresentou seu plano de descarbonização, detalhando iniciativas específicas sobre eficiência energética e modernização das operações.
Na Espanha, a equipe integrou o evento “Certificado Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos”, realizado em Valência e Puertollano. Além de palestras e visitas técnicas, como na Fábrica de Hidrogênio de Puertollano, os debates abordam estratégias adotadas pelos portos europeus para reduzir emissões. Como fundador da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), o Porto do Itaqui destacou sua atuação na transição energética no setor portuário brasileiro.
“Compartilhamos nosso diagnóstico detalhado, metas e planejamento estratégico, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. Além disso, mostramos como a inovação tem sido um pilar fundamental na transformação da nossa gestão”, afirmou Luane Lemos, gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui.
O diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, destacou a importância da participação no evento. “Programações como essa fortalecem parcerias estratégicas e ampliam o intercâmbio de conhecimento com portos, instituições de pesquisa e empresas inovadoras de todo o mundo.”
A agenda também foi acompanhada por representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.