Na última quarta-feira (26), o magistrado Nélson Ferreira Martins Filho foi empossado, como novo desembargador. A eleição ocorreu em sessão plenária administrativa conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho. Nélson Ferreira assume a vaga deixada pelo desembargador Vicente de Castro, que se aposentou. O acesso ao cargo seguiu o critério de merecimento.
Durante a votação, Nélson Ferreira obteve a maior pontuação, somando 2.500 pontos, seguido por Edimar Fernando Mendonça de Sousa, com 2.499 pontos, e Mário Prazeres Neto, com 2.498 pontos. No total, 19 magistrados e magistradas de entrância final concorreram, sendo avaliados com base nos critérios de produtividade, presteza, desempenho e aperfeiçoamento técnico.
Resultado
A seleção seguiu rigorosamente os critérios estabelecidos no Edital nº 20/2025 e cumpriu as diretrizes da Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Logo após a divulgação do resultado final, o presidente do TJMA convocou o novo desembargador para prestar o juramento e formalizar sua nomeação. Na sequência, ele assinou o Termo de Compromisso, Posse e Exercício, cuja leitura foi conduzida pela diretora-geral do Tribunal, juíza Ticiany Gedeon Palácio, destacando a solenidade e a relevância do momento.
Antes de assumir o novo cargo, Nélson Ferreira atuava como titular do 14º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís. Na disputa pela vaga, ele concorreu com outros 11 juízes e sete juízas, sendo escolhido pelo critério de merecimento.
Durante a sessão, os desembargadores se manifestaram por ordem de antiguidade, começando pelo decano do Judiciário maranhense, desembargador Bayma Araújo.
Posse
Ao tomar posse, o novo desembargador fez questão de dedicar sua conquista aos servidores e servidoras que o acompanharam ao longo de sua trajetória. Em seu discurso, destacou a importância do trabalho conjunto e mencionou as comarcas por onde passou, incluindo Bom Jardim, Tuntum, Presidente Dutra, Brejo, Codó e, por fim, São Luís, onde consolidou sua atuação na magistratura.
“Muita vontade e disposição de trabalhar, fazer o melhor possível com o meu trabalho e dedicação que sempre tive ao Poder Judiciário, à Justiça e à sociedade”, afirmou o agora desembargador Nélson Ferreira.
Entre os concorrentes, apenas três juízes já haviam figurado em listas tríplices anteriores: Nélson Ferreira Martins Filho, que chegou à lista pela terceira vez consecutiva, Rosária de Fátima Almeida Duarte e Joseane de Jesus Corrêa Bezerra.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.