PF e Ibama suspendem atividades de empresas suspeitas de fraude ambiental

Nesta terça-feira (25), a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama), deflagrou a Operação Pátio Subdolus para combater o comércio ilegal de produtos florestais no Maranhão. A ação cumpre sete mandatos judiciais expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária do estado.

As investigações revelaram que um estabelecimento comercializava madeira de forma irregular, operando sob diferentes nomes e ocultando os seus responsáveis, o que levanta suspeitas de lavagem de dinheiro. Um dos pátios, homologado pelo Ibama, deveria ter tido sua autorização cancelada em 2021 devido à troca de proprietário e endereço, configurando possível fraude no sistema SISDOF.

Durante a operação, a madeira apreendida foi destinada à Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão para uso em projetos de ressocialização. Além disso, um indivíduo foi preso em flagrante por manter um animal silvestre em cativeiro sem permissão e com sinais de maus-tratos.

As medidas judiciais incluem bloqueio de bens dos investigados, suspensão das atividades de dois estabelecimentos e restrições no Cadastro Técnico Federal (CTF).

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.