Na manhã desta sexta-feira (21), o Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, realizou uma simulação de evacuação de emergência. A atividade marca o encerramento do treinamento dos 160 brigadistas que passam a integrar a Brigada de Emergência do órgão.
Durante a quinta-feira (20), os brigadistas participaram de uma série de treinamentos sobre abandono de área em casos de incêndio ou outras situações de risco. Além disso, estudaram o plano de evacuação elaborado pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM/TJMA), aplicaram técnicas de combate a incêndios e realizaram o reconhecimento da estrutura do prédio. Agora, cada pavimento do Fórum contará com equipes treinadas para atuar em emergências.
Equipes
A juíza Andréa Perlmutter Lago, diretora do Fórum de São Luís, acompanhou o treinamento e destacou a importância da brigada para a segurança do órgão. A formação integra o Plano de Logística Sustentável do TJMA e está alinhada à Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para a segurança do Poder Judiciário. O curso foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Maranhão.
Cada uma das oito equipes de brigadistas passou por 12 horas de treinamento. A simulação desta sexta-feira contará com a participação de todos os integrantes, e ao final, os brigadistas receberão certificados da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), além de capacetes, coletes e botons de identificação.
Na prática
As instruções foram conduzidas por profissionais da 1ª Companhia Especializada de Combate a Incêndio, do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Durante as atividades, o capitão Jonilson Duarte explicou a lei estadual nº 11.390/2021, que regulamenta a segurança contra incêndios em edificações e áreas de risco no estado. Ele também definiu as equipes responsáveis por cada pavimento do prédio e coordenou exercícios práticos para avaliar a preparação dos brigadistas.
A major Jhéssyka Fernandes Felício, supervisora de Segurança Contra Incêndio da DSIGM, destacou a necessidade da formação da brigada, considerando que o Fórum da Capital é a maior edificação do TJMA e pode acomodar até 3.330 pessoas. Com essas características, o prédio é classificado como uma estrutura de alta complexidade, tornando essencial a presença de equipes preparadas para agir em casos de emergência.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.