Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cangaço Eleitoral em três municípios maranhenses. Entre eles, as cidades de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís. A operação tem como objetivo desmantelar um esquema criminoso de corrupção eleitoral, que envolvia o aliciamento de eleitores, compra de votos e práticas de intimidação e ameaça para garantir apoio político a um candidato a prefeito.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso oferecia dinheiro ou materiais de construção em troca de votos, mas passava a pressionar e ameaçar os eleitores caso estes mudassem de posição política ou decidissem não apoiar mais o candidato favorecido. Vítimas relataram que foram alvo de ameaças, incluindo o uso de armas de fogo, e forçadas a retirar materiais de campanha de candidatos adversários.
A Polícia Federal apura também a possível utilização indevida de recursos públicos federais para financiar a compra de votos, o que indicaria desvio de valores de uma entidade que presta serviços ao município. Esse desvio poderia explicar a grande quantidade de recursos oferecida aos eleitores.
Sobre a operação
Durante a operação, cerca de 60 policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. As investigações envolvem fortes indícios de crimes previstos no Código Eleitoral (compra de votos e intimidação de eleitores), além de extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação, “Cangaço Eleitoral”, faz referência ao modus operandi do grupo, que, além de recorrer à compra de votos, também se utilizava de uma série de práticas intimidatórias, com a utilização de armas e ameaças a eleitores e adversários políticos.
A Polícia Federal segue apurando as atividades do grupo e reforça a importância do combate à corrupção eleitoral para garantir a lisura das eleições no estado.
Fonte: PRF, com edição.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.