Na manhã de terça-feira (21), a Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, pela da prática do crime de poluição ambiental, descarte irregular de material infectante.
O trio foi pego descartando irregularmente, grande quantidade de lixo hospitalar, material infectante, em um terreno baldio localizado no entorno da cidade de Nova Iorque, no Maranhão.
No ato das prisões, dois dos autuados apresentaram-se como sendo fiscais sanitários do município, e, já em sede policial declinaram que o descarte de tais materiais sempre foi feito no local.
Os autuados foram encaminhados para Unidade Prisional de São João dos Patos, onde ficarão à disposição da justiça.
As prisões foram realizadas por policiais civis lotados nas Delegacia Regionais das cidades de Presidente Dutra e Caxias, além do Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC).
Em uma outra operação, realizada ma segunda-feira (20), no município de Pastos Bons, a polícia civil também prendeu em flagrante um homem, de 69 anos, em decorrência da prática do crime poluição ambiental.
O homem foi pego descartando irregularmente aproximada de 01 tonelada de lixo em uma área de mata nativa situada no município. O homem e o caminhão usado para transportar o lixo, foram apresentados na delegacia de polícia para serem tomadas às medidas cabíveis. O indivíduo foi posto em liberdade após recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial.
A ação policial foi deflagrada por equipes policiais das Delegacias Regionais de Presidente Dutra e Caxias, além do Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC).
A Operação “Protetor dos Biomas” é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretarias de Segurança Pública dos Estados. Em 40 dias de operação no Maranhão, a Polícia Civil já contabilizou 12 pessoas indiciadas e 10 pessoas presas por praticarem algum tipo de crime contra a fauna e flora.